Saiba como controlar os gastos e manter sua saúde financeira

Saiba como controlar os gastos e manter sua saúde financeira

Sem dúvidas, para conseguir manter a sua saúde financeira, saber como controlar os gastos, sobretudo os gastos por impulso, é muito importante para o processo.

Como sabemos, existem lojas especialistas em técnicas para te induzir a fazer as compras por impulso, seja na apresentação do produto, divulgação, etc.

Portanto, para não complicar as suas finanças e resultar em gastos acima do valor de sua renda mensal, é necessário saber controlar este tipo de gasto.

Mas, sabemos que não é algo tão simples de contornar, mesmo que existam casos de pessoas que podem resolver este problema com uma única tomada de decisão. Contudo, no geral, é necessário orientação, por isso, criamos este conteúdo!

Dicas de como controlar os gastos

Como já adiantamos, a maioria das pessoas que enfrentam o problema de não conseguir controlar os gastos desnecessários, não conseguem eliminar o hábito, só reconhecendo que isso não deve ser feito e decidindo parar.

Para que estas pessoas consigam realmente saber como controlar os gastos é necessário um suporte, e para ajudar neste ponto, listamos a seguir algumas dicas úteis!

Elabore uma rotina de planejamento e controle

Usar planilhas e aplicativos podem ser uma grande ajuda para manter o controle financeiro. Nesse caso, a recomendação é usar um app de gestão financeira pessoal por ser mais fácil de usar e interativo.

Sabemos que muitas pessoas ainda preferem fazer as coisas manualmente, como fazer anotações em cadernos e planilhas de Excel, entretanto, estes sistemas de controle financeiro são bem mais complicados!

Com todos os recursos oferecidos atualmente por meio da tecnologia, ficou mais fácil fazer a gestão de seu orçamento pessoal e saber exatamente qual o destino de seu dinheiro.

Portanto, é muito importante que você desenvolva o hábito de sempre anotar suas despesas e seus ganhos, de preferência todos os dias.

Além disso, quanto mais informações você adicionar nestas anotações, melhor!

Anote tudo separado por categoria

Depois de identificar para onde está indo o seu dinheiro, é chegado o momento de organizar estas informações por categoria, para assim, identificar onde está sendo gasta a maior parte de sua renda, ou mesmo o excesso, o que pode e deve ser evitado. Os exemplos das categorias mais usadas incluem:

  • Alimentação (supermercado);
  • Comunicação (celular, telefone, internet e TV a cabo);
  • Educação (universidade, escola, creche, cursos);
  • Habitação (água e eletricidade);
  • Roupas e acessórios;
  • Saúde (medicamentos, planos, consultas);
  • Transporte (ônibus, combustível, metrô, Uber).

Observação: para um resultado melhor, você pode personalizar estas categorias para atender às suas próprias necessidades.

Uma boa sugestão é colocar os gastos que você considera redundantes em uma categoria adicional, colocando o nome do que você deseja.

Esta pode ser considerada uma dica muito simples, mas grande parte das pessoas se esquecem ou simplesmente não ligam em anotar seus gastos diários.

Tenha responsabilidade ao usar o cartão de crédito

Como já adiantamos, evitar as compras por impulso é uma das principais maneiras de controlar os gastos. Esta dica é especialmente dedicada, mas não exclusiva, para quem possui um cartão de crédito com limite alto e não sabe controlar os gastos usando esta forma de pagamento.

Contudo, comprar respeitando o seu limite de pagamento, ou seja, o que você consegue pagar, sem cair nas compras com parcelamentos muito longos, pode ser a chave para descobrir como controlar os gastos e manter sua saúde financeira, mesmo com o cartão sem consulta. 

Comece a usar uma renda fixa

Um erro que acontece muito é não definir o valor da sua renda mensal como um limite. Não tenha dúvidas que, esta dica pode parecer muito simples, mas existem uma grande parcela de pessoas que não sabem mais o que é o controle sobre a quantidade de dinheiro que realmente ganham, o que afeta diretamente o controle que têm sobre seus gastos.

Para iniciar essa jornada de organização financeira, calcule os valores de seu salário líquido nos últimos três meses e tire a média deles.

O resultado será o seu rendimento médio. Além disso, é importante tomar cuidado para não esquecer de considerar outros descontos feitos diretamente em sua conta.

Se você tem contas a receber, considere também esse dinheiro usando uma categoria de renda extra. Assim, o dinheiro extra não atrapalha suas contas e evita que você conte com coisas que ainda não está garantido.

Veja também mais conteúdos relacionados:

Se atente as promoções

O controle dos gastos com compras por impulso também tem muito a ver com as promoções. Você dificilmente encontrará uma pessoa que nunca comprou algo que nem queria, só porque o preço estava menor.

O gasto consciente é a chave para equilibrar suas finanças. Nesse sentido, é necessário saber aproveitar as promoções com sabedoria, como comprar itens que você deseja e precisa há algum tempo.

Defina suas metas e sonhos

Para aqueles que não sabem para onde estão indo, qualquer um dos caminhos apresentados serve. Uma melhor gestão do dinheiro é mais fácil de ser alcançada quando você tem objetivos financeiros claros.

Portanto, não deixe de refletir e anotar o que deseja alcançar a curto, médio e longo prazo. As opções incluem ter dinheiro suficiente para se aposentar, aumentar sua renda ou dar entrada no carro. 

Ao manter seus objetivos em mente e o que você precisa fazer financeiramente para alcançá-los, pode ser mais fácil parar de gastar dinheiro com coisas menos importantes para você e sua família.

Curtiu as dicas acima? O Seu Crédito possui muitos conteúdos neste padrão, não perca!

Não esqueça de deixar o comentário com sua opinião!

Redatora

Redatora

Lia é uma apaixonada redatora e exploradora das palavras, com formação em Comunicação Social. Seu amor por literatura, cinema e natureza transborda em seus textos, onde ela busca não apenas informar, mas também contar histórias e provocar reflexões. Com experiência em diversos meios digitais, Lia traz um olhar curioso e uma escrita envolvente para nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *