Conheça os 4 principais cuidados com a saúde do idoso
A cada dia que se passa mais e mais a expectativa de vida do ser humano aumenta, atualmente está por volta de 70 anos, e com os avanços da ciência e medicina cada vez mais é esperado que a expectativa de vida cresça.
Com isso, em pouco tempo haverá mais idosos do que jovens e adultos e este cenário é extremamente delicado, não simplesmente por conta de fatores sociais e econômicos como a previdência e afins.
Na realidade o que mais preocupa os especialistas e estudiosos acerca do assunto é que simplesmente viver mais não é o suficiente.
É necessário haver uma certa qualidade de vida para que vale a pena a longevidade.
A saúde do idoso preocupa hoje justamente por conta de que é necessário prover qualidade para quem tanto fez por nós, sem contar que os jovens de hoje serão os idosos de amanhã.
Apenas uma rápida reflexão é capaz de nos mostrar a delicadeza e complexidade do assunto, basta pensar sobre o futuro, todas as pessoas conseguem saber muito bem onde estarão daqui a 5 anos ou onde pretendem estar, com seus cônjuges, filhos, pets, casa, apartamentos e até mesmo carros.
Uma coisa que quase nunca está incluída nesse cálculo e planejamento de vida é onde estarão os seus pais, quase nunca pensamos nisso, e se levarmos em conta que durante a idade avançada todos necessitam de maiores cuidados esse pode ser um ponto não planejado que vai gerar diversos contratempos.
Não é nem um pouco raro se deparar com pessoas idosas que alcançaram uma idade avançada passem a morar com os filhos ou netos, por fatores de saúde.
Sendo assim, é necessário saber todos os cuidados essenciais para se ter com uma pessoa de idade avançada, algumas vezes exigem até mais dedicação, empenho e atenção do que crianças.
Famílias ou residências com pessoas idosas funcionam em um ritmo muito diferente das tradicionais, além dos fatores econômicos e sociais que faz com que alguns não consigam possuir sua independência, ainda há os problemas de saúde típicos de uma idade avançada que muitas vezes sequer possuem cura, restando somente o tratamento contínuo.
Por esta razão é tão necessário saber muito bem quais são os principais cuidados que deve ter em uma residência com idosos, existem diversas variáveis que devem sempre ser analisadas e a cada dia que se passa mais e mais problemas podem surgir, sendo assim, se você está em busca de saber quais são os cuidados essenciais e indispensáveis para se ter com um idoso veio ao lugar correto.
Acompanhamento médico
O acompanhamento médico sem dúvidas é o principal cuidado que todos devem ter com o idoso, sendo necessário não só nos momentos em que ocorrem emergências.
A saúde do idoso é extremamente dedicada, ela necessita de uma atenção muito precisa e constante, por essa razão é necessário o acompanhamento de fato por parte de um profissional da saúde para garantir que está tudo bem.
Enquanto pessoas adultas jovens precisam fazer check-up e todo o organismo cerca de uma vez por ano, para o idoso é bom que seja feita a cada semestre para ter certeza de que o quadro não está se agravando nem do desenvolvimento de novas enfermidades.
Acessibilidade em casa
O lar é um ambiente coletivo para todos e para que o idoso se sinta bem e incluído é preciso que haja acessibilidade.
Qual a idade avançada é comum que os movimentos do corpo já não sejam mais os mesmos, com isso, existem limitações de atividades repetitivas que uma pessoa idosa pode realizar.
O problema da acessibilidade e mobilidade dentro de casa ocorre principalmente nas escadas, que além de necessitar de um esforço repetitivo que pode agradar ainda mais a movimentação do indivíduo, em caso de um possível acidente o quadro de saúde pode piorar absurdamente em pouco tempo.
Alimentação
A idade avançada representa para muitas pessoas o momento que sempre chega, ou seja, é a hora de colher os frutos que plantou durante a vida, com isso, a maioria das pessoas acabam passando por diversos problemas justamente por conta dos seus hábitos antigos.
Sendo assim, a alimentação deve ser muito bem elaborada, visando alimentos saudáveis e com altas quantidades de nutrientes que visem fortalecer o organismo, se possível também é bom fazer uso de suplementações naturais como o magnésio now e afins.
Atividades físicas
A prática de atividades físicas é essencial para a saúde de qualquer pessoa, inclusive dos idosos que possuem certos problemas de saúde e de mobilidade. Não necessariamente essas atividades físicas estarão visando alguma perda de peso ou desenvolver massa muscular.
A prática regular de atividades físicas melhora o desenvolvimento da musculatura, fortalece os ossos, geram ganhos de produtividade no dia a dia, melhora a sociabilidade e principalmente fortalece o sistema imunológico e combate doenças como diabetes, obesidade, pressão alta que são comuns em uma idade avançada.