É possível estornar um Pix?

É possível estornar um Pix?

Quer saber se é possível estornar um Pix? Entenda como funciona esta transferência irreversível e confira dicas para evitar prejuízos.

Será que é possível estornar um Pix se você se arrepender de uma transação? Muitos se fazem essa pergunta quando percebem que transferiram dinheiro para a pessoa errada, pagaram um valor incorreto por uma compra ou mesmo sofreram um golpe.

Então, é importante que você saiba tudo sobre o estorno e a devolução do Pix. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, é possível estornar um Pix?

Não é possível estornar um Pix porque esse meio de pagamento não tem suporte para esse tipo de operação. No caso, um estorno é um cancelamento de pagamento que implica na devolução dos valores pagos.

Esse procedimento é muito comum nas compras com cartão de crédito, quando um cliente cancela a negociação ou devolve o produto. O Pix, por outro lado, não permite a reversão da operação e devolução do valor após sua confirmação.

Assim que você confirma um Pix, o dinheiro é instantaneamente transferido para a conta de destino, sem que seja possível cancelar o processo ou solicitar um estorno. Se houver uma devolução do valor enviado, ela será feita pelo próprio destinatário por meio de outro Pix.

Por isso, podemos dizer que Pix não tem estorno, mas sim a possibilidade de retorno do valor por decisão do recebedor.

É possível cancelar um Pix?

Não, o Pix não pode ser cancelado depois da confirmação da operação. Você só pode alterar o valor transferido ou suspender a transação antes de clicar em “Transferir” ou “Confirmar” no app do seu banco digital.

Depois dessa ação, o Pix é irreversível e o dinheiro cai instantaneamente na conta do destinatário selecionado. A única situação em que o Pix pode ser cancelado é quando ele ainda está agendado.

Por isso, é muito importante conferir os dados do recebedor antes de concluir a transação.

Como pedir estorno de um Pix?

Como vimos, não é possível estornar um Pix, mas é possível solicitar a devolução do valor enviado por engano ao recebedor. Veja como conseguir seu dinheiro de volta em diferentes situações.

Pedir devolução de Pix para loja

Se você comprou um produto online e se arrependeu dentro do prazo determinado na lei (7 dias corridos), é possível cancelar a compra e pedir a devolução do pagamento feito via Pix. Nesse caso, a empresa devolve o dinheiro por meio de um Pix no prazo combinado, de acordo com sua política de troca e devolução.

Se você decidir devolver um produto, o processo é o mesmo: a empresa realiza o Pix com o valor pago anteriormente após confirmar o recebimento do produto. E se por acaso você enviar um valor errado para uma empresa, basta comunicar o problema e solicitar a devolução do dinheiro enviado a mais.

Pedir devolução de Pix para pessoa física

Se você enviou um Pix para uma pessoa física errada, a situação é mais complicada. Nesse caso, o único jeito de conseguir a devolução é entrar em contato com a pessoa e solicitar o valor de volta.

Então, você depende da boa vontade do recebedor para devolver a quantia espontaneamente. Se não houver acordo, você pode entrar com um processo na Justiça, mas saiba que será uma longa jornada para conseguir seu dinheiro.

Pedir devolução de Pix em caso de golpe ou erro

Se você sofrer um golpe via Pix, deve entrar em contato com a instituição financeira imediatamente e fazer um boletim de ocorrência (BO).

Nesse caso, o banco pode utilizar um recurso emergencial chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central. Por meio desse sistema, a instituição consegue solicitar o bloqueio temporário da transação por 72 horas, por suspeita de fraude.

Assim, se o crime ficar comprovado, você recebe o valor de volta — se não for confirmado o golpe, o dinheiro é desbloqueado no saldo do recebedor. Esse recurso também é usado em casos de erro no sistema do banco.

Dicas para não mandar um Pix errado

Para evitar dores de cabeça com estorno de Pix, siga estas dicas:

  • Prefira chaves aleatórias para reduzir o risco de erros em transferências
  • Confira sempre os dados do recebedor e a chave Pix antes de confirmar uma transação, de preferência duas vezes
  • Nunca faça pagamentos via Pix para empresas ou pessoas suspeitas
  • Não tenha pressa para enviar um Pix. Pare para analisar os dados com calma antes da confirmação e evite grandes prejuízos.

Entendeu por que não é possível estornar um Pix? Agora é só seguir nossas dicas e cuidar muito bem do seu dinheiro!

Redatora

Redatora

Lia é uma apaixonada redatora e exploradora das palavras, com formação em Comunicação Social. Seu amor por literatura, cinema e natureza transborda em seus textos, onde ela busca não apenas informar, mas também contar histórias e provocar reflexões. Com experiência em diversos meios digitais, Lia traz um olhar curioso e uma escrita envolvente para nossos leitores.

Um comentário em “É possível estornar um Pix?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *